Criar uma DLL de Bitmaps e usá-la no Delphi
- Crie um arquivo de recursos (.RES) contendo os Bitmaps.
Use o Image Editor do Delphi para criar este arquivo.
Salve-o com o nome BMPS.RES na pasta onde será salvo
o projeto do Delphi;
- Crie um novo projeto no Delphi;
- Remova todos os forms do projeto;
- Salve este projeto com o nome DLLBmp.dpr;
- Abra o arquivo de projeto (DLLBmp.dpr) e altere para
ficar somente com as linhas abaixo:
{$R BMPS.RES}
library DLLBmp;
end.
- Compile o projeto (Ctrl+F9). Será criado o
arquivo DLLBmp.DLL.
- Feche o projeto atual e crie um novo projeto;
- Salve-o na mesma pasta que salvou o anterior,
mas com outro nome qualquer;
- Coloque no form um Edit e um Button;
- No evento OnClick do Button coloque o código abaixo:
procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
Bmp: TBitmap;
HandleDLL: THandle;
begin
{ Carrega a DLL }
HandleDLL := LoadLibrary('DLLBmp.DLL');
if HandleDLL = 0 then
ShowMessage('Não foi possível carregar DLLBmp.DLL')
else
try
Bmp := TBitmap.Create;
try
Bmp.Handle := LoadBitmap(HandleDLL, PChar(Edit1.Text));
if Bmp.Handle = 0 then
ShowMessage('Não foi possível carregar o Bitmap.')
else
{ Pinta o Bitmap no form }
Canvas.Draw(0, 0, Bmp);
finally
Bmp.Free;
end;
finally
{ Libera a DLL }
FreeLibrary(HandleDLL);
end;
end;
=== Para testar ===
- Execute este projeto;
- Digite no Edit1 o nome que foi dado ao Bitmap no arquivo
de recursos (.RES);
- Clique no botão. O bitmap deverá ser pintado no form.
O arquivo DLL poderá ser colocado na pasta onde estiver o EXE, no diretório do Windows ou ainda no sub-diretório System do Windows. Além de bitmaps podemos colocar qualquer outro tipo de recurso em DLL’s.