Criar uma DLL de Bitmaps e usá-la no Delphi
- Crie um arquivo de recursos (.RES) contendo os Bitmaps. Use o Image Editor do Delphi para criar este arquivo. Salve-o com o nome BMPS.RES na pasta onde será salvo o projeto do Delphi; - Crie um novo projeto no Delphi; - Remova todos os forms do projeto; - Salve este projeto com o nome DLLBmp.dpr; - Abra o arquivo de projeto (DLLBmp.dpr) e altere para ficar somente com as linhas abaixo: {$R BMPS.RES} library DLLBmp; end. - Compile o projeto (Ctrl+F9). Será criado o arquivo DLLBmp.DLL. - Feche o projeto atual e crie um novo projeto; - Salve-o na mesma pasta que salvou o anterior, mas com outro nome qualquer; - Coloque no form um Edit e um Button; - No evento OnClick do Button coloque o código abaixo: procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var Bmp: TBitmap; HandleDLL: THandle; begin { Carrega a DLL } HandleDLL := LoadLibrary('DLLBmp.DLL'); if HandleDLL = 0 then ShowMessage('Não foi possível carregar DLLBmp.DLL') else try Bmp := TBitmap.Create; try Bmp.Handle := LoadBitmap(HandleDLL, PChar(Edit1.Text)); if Bmp.Handle = 0 then ShowMessage('Não foi possível carregar o Bitmap.') else { Pinta o Bitmap no form } Canvas.Draw(0, 0, Bmp); finally Bmp.Free; end; finally { Libera a DLL } FreeLibrary(HandleDLL); end; end; === Para testar === - Execute este projeto; - Digite no Edit1 o nome que foi dado ao Bitmap no arquivo de recursos (.RES); - Clique no botão. O bitmap deverá ser pintado no form.
O arquivo DLL poderá ser colocado na pasta onde estiver o EXE, no diretório do Windows ou ainda no sub-diretório System do Windows. Além de bitmaps podemos colocar qualquer outro tipo de recurso em DLL’s.