Entendendo os parâmetros obrigatórios da linha de comando no Dialog
No Dialog, é obrigatório passar o texto e o tamanho da caixa, sempre. Com isso, a cada chamada do programa, devem haver pelo menos 4 opções na linha de comando.
O formato genérico de chamada é:
dialog --tipo-da-caixa '<texto>' <altura> <largura>
- texto
- O texto é a palavra ou frase que aparece no início da caixa, logo após a primeira linha (borda superior). Passe uma string vazia ” caso não deseje texto.
Caso o texto seja maior que o tamanho da janela, ele será ajustado automaticamente, quebrando a linha. Para colocar as quebras de linhas manualmente, insira o padrão ‘\n’ (barra-ene) onde desejar as quebras. Exemplo: ‘Primeira linha.\nSegunda.‘
- altura
- A altura é o número de linhas que serão utilizadas para desenhar a caixa, inclusive a primeira e a última que fazem as bordas superior e inferior.
Se informado o número zero, o Dialog ajusta automaticamente a altura da caixa para caber o conteúdo.
- largura
- A largura é o número de colunas que serão utilizadas para desenhar a caixa, inclusive a primeira e a última que fazem as bordas esquerda e direita.
Se informado o número zero, o Dialog ajusta automaticamente a largura da caixa para caber o conteúdo.
Na prática, é melhor deixar que o Dialog quebre o texto e ajuste o tamanho das caixas automaticamente. Então nos exemplos desse documento não haverá quebras de linha manuais (\n) e os tamanhos serão sempre especificados como “0 0” (zero zero).
Em caixas como o menu, onde também é preciso passar todos os itens pela linha de comando, há mais parâmetros obrigatórios além dos já citados. Eles serão abordados adiante, no momento oportuno.